sexta-feira, agosto 27, 2010

A volta das lendárias Pérolas!!

Acreditem!! Elas voltaram!!

Desculpem a demora, mas as coisas são assim mesmo xD

As aulas recomeçaram e agora caminhamos para o segundo ano de curso. Considero cada momento que passo no curso uma Era. Pra quem não tá me entendendo, vamos fazer uma recapitulação:

1° Semestre:
QUEM-COMO-POR QUE?
Isso mesmo, esse foi o semestre das dúvidas. Por ser o primeiro semestre da primeira turma do Primeiro curso de Biotecnologia da Amazônia, não tínhamos MESMO como saber coisa alguma. Eu pesquisava sobre biotecnologia e me apaixonava... e cada vez mais ficava curioso, ansioso, apreensivo, nervoso...
O que eu vou fazer? Tem emprego pra mim? Como parei aqui? O curso será bom? Quem são os professores? Terei alguma aula? Como é a UFPA? Será que eles se drogam lá mesmo? E meus coleguinhas, será que são loucos?

Eu lembro bem disso... Foi difícil esperar, mas valeu realmente a pena, porque a principal resposta que eu queria me foi dada logo no meu primeiro dia: PODE! VOCÊ PODE ACREDITAR NO CURSO!

Quem me deu essa resposta foi o destino. Acho extremamente difícil explicar minha paixão pelo curso sem incluir o que para muitos é uma mera palavra ignorante, mas pra mim não é. Na turma, não começamos como desconhecidos, já nos gostávamos de alguma forma. Todos com suas particularidades e características claro, mas gostei de todos logo de primeira e tenho a impressão que com os outros também foi assim. Ouso dizer que não começamos como desconhecidos, começamos como uma família. Uma família de pessoas apaixonadas, ansiosas por mudar as coisas e construir um futuro brilhante. E foi esse brilho nos olhos de todos na sala que nos uniu e é esse brilho que permanece agora como chama no coração de cada biotecnólogo do ano de 2009.

Parabéns pra gente! É um prazer estar com vocês!

*Por motivo de informação, o segundo semestre foi o Semestre da MALDASE

--------------------------------------------

Agora que já desabafei e chorei, vamos ao que interessa: PÉROLAS!!

"Ele nem falou com a gente" - Vanessa
"Ele falou durante 2 horas dando aula pra gente, queria que ele falasse mais o quê? 'Oi, tudo bem?'" - Alberto

"Poxa, a gente saiu do ar condicionado pra conversar aqui nesse banco?" - Társis
O garoto de Capanema ficou chique...

"A gente tem que pegar aquele do James e James ou Jason e Jason..." - Társis
"Não é Jhonsons & Jhonsons??" - Alberto Zoando
Rumo à biblioteca pra pegar livros

"Como é o nome do livro mesmo?" - Tarsis
"Terror?... Corra?..." - Alberto
Procurando o livro de Guerra - Introdução à Genética básica

"Ela fez a técnica de Fisher in Fish" - Anônimo devido à piada ser horrível

"Se trabalharmos com o vírus FIV, HIV de gato, qual nível seria?" - Jhon
"É nível 3. Você pode ser mordido pelo gato!" - Amarílis
"???? Nesse caso teria que autoclavar o gato?!" - Jhon

"Cof! Cof! Cof!" - Alessandra
"Hum... nível 3!" - Alberto
"¬¬" - Alessandra

"Maurício Monteiro" - Alberdan
"Presente!" - Maurício
"Você parece mauricinho mesmo" - Alberdan

"Então é isso gente, tá bem?!" - Alberdan
"Tô bem" - Amarílis

"Quem conhece o HPV?" - Prof.
"..."
"Ela perguntou quem conhece, não quem tem..." - Alberto
"Ahhhh tá!" - Galera

"Na população que bebe tem muito mais liso"
A adaptação do pobre, digo, retículo

"É um peixe?"
Não
"É um jacaré?"
Não
"É um alfa!!"

"Vou engravidar todos os meninas da sala" - Lygia

"Reabrandando não é um verbo. É reabrandar" - Társis

"Talvez sexta... sexta... sexta..." - Társis

"Fiquei entre apucada e apurada" - Táris

"Eu não vou falar mais nada, até o cuspi ele tá anotando" - Társis

"Ela tava tentando ser sexy comendo pipoca pantera" - J. Lucas

"Coisa estranha!"
Maurício bestificado ao ver um 'A' ao microscópio

"Te funguei!" - Dayane
Não entendi se ela estava tentando contaminar ou se tava se aproveitando

"Minha mão tá cheirando à dentista" - Dhu
TRAIÇÃO!! xD

"Se nascer com juba é do Leão" - Anônimo
Teste de DNA visual

"Como é?! O Leão vai dar uma família pra Vanessa?" - Anônimo
O Leão tava falando da pizza, antes que entendam mal

"O Quê?! Agora é antiético namorar uma caloura?" - Leo
Oo Revelação!!

"Sexta-feira 13 de Bioquímica com a Lygia" - Dhu

"É mesmo, vai ter show do timbalada lá" - Leo
Fala que escapuliu no meio da conversa sobre o Congresso

"Professor, amanhã traz um lanche bacana que eu venho" - Vanessa
Os tempos mudaram muito meus filhos...

"Entra, Vanessa. Entra onde tu quiser" - Conselho de uma amiga

"Oi amor! Ixi anotaram... Eu não sei... kikiki... depois falo contigo... beijo, tchau" - Dhu
Hum... Isso é suspeito...

"Tu tá aí tarado?!"
"Tá falando se eu tô aqui? Eu tô aqui"
Sem comentários

"Pela lei depois das 16h30 não vejo aula e ninguém me obriga." - Mauricio
Levando ao pé da letra a aula de bioética e cidadania

"A Vanessa é beba-doida" - Dhu

"A Dayane é a piôa do professor, então vai lá!" - Maurício

"Qual foi a parte que tu deu pra eles?" - Vanessa
Era aula de quê mesmo?!


Bom galera, ainda não contextualizei bem as frases e nem arrumei o layout. Mas as próximas postagens serão melhores. Esperem e verão.

Nos vemos em sala


quinta-feira, agosto 26, 2010

Nossa, como dizem lá na minha terra, que MASSA! Olha, ver as coisas surgindo vigorosamente na nossa frente é mais que bom, estou falando isso porque trago notícias quentinhas diretamente do site da UFPA, então vamos ao que interessa?

__________________________________________________________________

A Universidade Federal do Pará, em parceria com o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), vai promover um curso sobre sequenciamento genético com o tema “Montagem e Anotações de Genomas”. O evento ocorrerá de 29 de agosto a 10 de setembro, no auditório do Centro de Capacitação da UFPA, nos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA . Será o terceiro curso realizado pelo CBAB na Amazônia e o primeiro, no Pará. O objetivo é treinar e capacitar pesquisadores para lidar com as informações de um genoma e analisá-las.

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) concorreu a um edital para sediar o curso por meio da Rede Paraense de Genômica e Proteônica. Segundo o coordenador da Rede e do curso na UFPA, professor Artur Silva, a escolha do Pará para sediar o evento é um retrato do sucesso de funcionamento da Rede Genoma Pará, que hoje é um dos mais bem estruturados do Brasil, uma vez que possui o sequenciador SOLID, equipamento de última geração para a decodificação de genomas. O SOLID da UFPA foi o primeiro a ser instalado e operacionalizado na América Latina. A Rede Genoma do Pará entrou em funcionamento em maio de 2009.

Quebra-cabeças - Além dos momentos expositivos, o curso culminará com o sequenciamento completo de um genoma bacteriano. Para ser sequenciado, a partir de ferramentas da bioinformática, o genoma é fragmentado em vários pedaços, que serão lidos ou analisados para depois serem remontados como em um quebra-cabeça. É por meio do sequenciamento que se obtêm as informações sobre o material genético dos organismos.

A análise de bactérias de interesse biotecnológico, seja bactéria causadora de alguma patologia em animal ou humano, seja de interesse do meio ambiente, é uma das áreas de interesse da Rede Genoma Pará. No momento, uma das linhas de pesquisa da Rede vem investigando a ação do fungo fusarium em plantações de pimenta-do-reino. Além disso, o laboratório tem tentado viabilizar o sequenciamento de dez linhagens bacterianas, sendo uma delas a que pertence a Helicobacter pylore, que provavelmente está associada ao desenvolvimento do câncer gástrico, e cem cepas virais, na busca de possíveis causas da evolução de vírus, como o da dengue hemorrágica e os de outras doenças.

Informações hereditárias - Genoma é o material genético que está dentro de nossas células, é toda a informação hereditária de um organismo contida em um DNA. Qualquer ser vivo possui um genoma. É o caso das bactérias, por exemplo. E conhecer as informações que definem as potencialidades ou características de cada bactéria, contidas justamente no chamado genoma, tem importância científica, econômica e social, pois podem render descobertas significativas em diversas áreas, como as de saúde, biotecnologia, agropecuária e agricultura.

Desde 1987 até 2010, o CBAB já promoveu 315 cursos em parceria com diversas instituições científicas, tendo beneficiado, aproximadamente, 4.400 alunos, dentre brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios, colombianos e chilenos. O curso de Montagem e Anotações de Genomas contará com palestras, conferências e aulas a serem ministradas por professores da UFPA, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de São Paulo (USP) e por outros convidados. Também estarão presentes pesquisadores da Alemanha e da Argentina.

___________________________________________________________________

Informações extras e programação: CLIQUE AQUI

Felicidades!

Ora, acho que todos os nossos colegas desbravadores da biotecnologia estão super felizes, bom ao menos eu estou! Digo isso porque essa semana foi um marco, pois foi no dia 24 de agosto que fizemos 1 ano de convivência e estudos é claro!
O melhor de tudo isso não foi simplesmente ter feito um ano de curso e sim o fato de que estamos todos a cada dia mais felizes, e com toda avidez para aprender mais do mundo científico que perpassa o vasto campo da biotecnologia. Também já posso dizer que não somos simplesmente 17 alunos desbravadores e afirmativamente agora somos mais, todos estão como sementes, algumas já germinadas e outras recém plantadas! Mas, o mais importante e claramente vemos isso, é que todos estão muito empolgados com a charmosa biotec, assim estamos a esperar que o número de navegantes desse navio só tenda a crescer e a união nessa hora é o que nos fará mais elegantes no futuro.

E parabéns a todos os professores da Biotecnologia UFPA por serem tão gentis e calorosos em passar o conhecimento, mesmo ante as dificuldades temíveis, porém claramente enfrentadas!

Que venham mais vinte quatros de agosto!


Parabéns! o/
____________________________________________________________________