segunda-feira, janeiro 23, 2012

AS DIVERSAS AREAS DA BIOTECNOLOGIA

Olá biotec's estou aqui com um projeto novo, pretendo mostrar um pouco de cada área que a biotecnologia engloba, pois sabemos que nossa área de estudo é bastante ampla e abrange os mais diversos campos da ciência, como: Química, biologia, engenharia química, engenharia genética, física e calculo.

Estaremos ao longo deste mês contando a história de cada uma dessas ciências e a forma em são aplicadas à biotecnologia.

Biotecnologia: Ciência que estuda a manipulação de organismos vivos para benefício da humanidade.














Engenharia Química: A engenharia química estuda a otimização de processos em indústrias afim de acelerar o processo de produção.



















Calculo: Uma ferramenta muito importante para o biotecnologísta, pois será utilizado não apenas para os profissionais que queiram atuar em indústrias mas auxiliando em pesquisas avançadas, tratamento estatístico de dados, previsão de uma reação baseados na estabilidade termodinâmica, etc...














Biologia: Ciência que estuda a vida, é utilizada como um importante ferramenta em biotecnologia principalmente em alguns de seu segmentos como: Genética, biologia celular e bioquímica.












Física: É a ciência que estuda e correlaciona fenômenos da natureza, empregamos a física na biologia com a denominação de boifísica.
















Química: Em síntese é a ciência que estuda o átomo e suas propriedades sub atômicas, estuda as reações e suas aplicações. É empregado em biotecnologia como um ferramenta fundamental ao que se diz respeito aos estudos de proteínas, manipulação genética, DNA, bioinformática, etc...














Pois é biotec's essa é uma pequena (muito pequena mesmo) prévia do que vem por aí. Isso é uma tentativa de mostrar como é a estrutura desta ciência que tem 10 anos no Brasil que já contribuiu tanto para a economia do nosso país, espero poder ajudar a todos e entender o que de fato é biotecnologia. abraços e até a próxima.




1 comentários:

  1. Sim. De fato estuda-se os fenômenos da Natureza, contudo suas relações são passíveis de análises. O Efeito Estufa, por exemplo é um fenômeno da Natureza, com infinitas variáveis e um envolvimento gigantesco com outras ciências.

    Mas o que estuda a Boifísica? O envolvimento dos bovinos nos processos dinâmicos da Física, heh heh?

    O_O

    ResponderExcluir