terça-feira, janeiro 10, 2012

Pesquisadores portugueses criam plantas recorrendo a biotecnologia


Com o intuito de criar plantas que sirvam para a industria farmacêutica e alimentícia pesquisadores da Universidade do Porto em Portugal recorrem a técnicas biotecnológicas.

O projeto '' Inphitro'' rendeu a equipe de pesquisadores o premio Star-Now do concurso de ''Realize seu sonho'' promovido pela associação acredita Portugal.
David Pereira que foi um os pesquisadores envolvidos na pesquisa junto com João Fernandes e Henrique Nascimento, deu uma nota ao ciência hoje explicando que já havia trabalhado na área de plantas antes. '' Quando surgio a oportunidade de concorrer, ocorreu-nos de fazer algo do gênero''.
'' Aliar a biotecnologia à agricultura de forma a valorizar a flora portuguesa, apostando numa área estratégica para o país'' é a ideia central do Inphitro, ''Queremos produzir plantas aromáticas e medicinais para servirem de matéria prima para a industria alimentar e farmacêutica, mas não recorrendo a agricultura tradicional'' , diz, acrescentando que através da biotecnologia se pretende potencializar o rendimento das plantas, frisando que os mesmos não usam organismos geneticamente modificados.
Tal potencialização das características da plantas é feita in vitro, através do controle químico e biológico .
Uma ideia que serve de exemplo e inspiração principalmente para os estudantes de biotecnologia da UFPa que possuem em seu '' quintal'' uma floresta imensa com uma diversidade incalculável.

0 comentários:

Postar um comentário